quarta-feira , 19 dezembro 2018
Home / Hoodoo / Não sejamos levianos com o Hoodoo confiado a Nós

Não sejamos levianos com o Hoodoo confiado a Nós

Tenho observado uma série de comentários sobre “Hoodoo Tradicional e Hoodoo de Nova Orleans”, o que me cabe dizer sobre isso é: são a mesma coisa. Não existe um hoodoo mais tradicional que o outro, ou menos tradicional, se é que posso colocar assim, o Hoodoo é uma pratica só, única.

Eu não sei bem quando foi que começou essa (digamos) diferenciação ou porque quem o diferenciou o fez.

Uma das coisas mais importantes quando se levanta uma bandeira Cultural é preservar os modus operandi de tal cultura – e quando lançar uma possível adição, sinalizar adequadamente com uma simples fala “eu acredito nisso, para mim funciona assim” afinal, é uma falta de respeito “pegar” uma Cultura alheia de mais de 300 anos de vida e simplesmente fazer modificações ao bel prazer.

O Hoodoo sempre será Hoodoo, ele pode mudar um pouco de praticante para praticante – afinal cada um de nós carrega um mundo dentro de si, e esse mundo geralmente é permeado por uma série de crenças e práticas que foram adquiridas ao longo da vida.

Mas isso não nos dá o direito de sermos irresponsáveis.

A maior preocupação dos Conjures e Rootwokers da América Conjure, não é como o Hoodoo é introduzido no Brasil, mas como ele é passado – muitas vezes truncando e contendo informações erradas.

Hazzard Donald – sociólogo, antropólogo e investigador criminal pela Rutgers-Camden -, diz: “Os estudiosos que escrevem sobre as tradições africanas nos Estados Unidos tornaram-se preocupado com o trabalho que tem sido feito por aqueles que são estranhos às tradições culturais (Grifo meu)” isso porque tais escritores estão trocando os nomes de suas antigas religiões, crenças, fé, pela pratica atual “Por exemplo, uma parte do material sobre a cultura e tradição Africano apresenta instalações que são imprecisas. Isso tem acontecido muito com Hoodoo ” complementa.

Mas a forma irresponsável que nós BRASILEIROS estejamos passando o Hoodoo não preocupa apenas a mim (Kefron Primeiro), preocupa a outros, como Denise Alvarado (Mambo é Rootworker na Amarica Conjure), Khi Armand (Conjure e Oraculo) e uma série de outros praticantes de Hoodoo.

Quando me associei a American Rootwork Association (ARA), uma associação de rootwokers americana criada pela Voodoo Mama Denise Alvarado, assumi um compromisso não apenas com o Hoodoo, mas com toda a sua história e todas as pessoas que o compõem, me comprometendo em ser responsável com o que seria transmitido por mim aos novos Conjures e Rootwokers que recebem treinamento através de mim ou através de um trabalho feito por mim, eu assinei não um papel, mas um compromisso com a verdade.

Pois é importante esclarecer esse pequeno detalhe sobre o Hoodoo, ele é tradicional porque vem sendo praticado a muitos e muitos anos por uma série de pessoas e nenhuma delas modificou seu sistema, embora isso, existem as formas de trabalho, por exemplo, como é trabalhado na Carolina do Sul, como é trabalhado em Menphis, como é trabalhado em Nova Orleans… todos são iguais, a cultura local influencia, mas todas elas são tradicionais, porque o seu núcleo nunca mudou, seria a mesma coisa dizer, assim como existe a forma de trabalho de Nova Orleans, existe a forma de trabalho de Porto Velho (minha cidade) que é a forma que todas as pessoas que aprendem comigo praticam.

Todos nós, Conjure e Rootwokers que praticamos o Hoodoo Brasileiro, como ele é colocado, pratica Hoodoo Tradicional, o único Hoodoo que existe, tanto aqui no Brasil Conjure quando na Amarica Conjure.

Que possam os Espíritos das Florestas estarem com você no momento oportuno.

Kefron Primeiro – Member of the American Rootwork Association (ARA).

 

57_forestspirit
Spirit of the Forest – Brianna Gilmartin (2013)

Compartilhe essa publicação com seus amigos...

Comentarios

Comente...

Veja também

Primeira carta de Marie Laveau: Auxilio Espiritual

Carta 01 – Dando uma Mão para pessoas que nunca foram atrás de Socorro Espiritual …

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Compartilhe!!!
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.