Seres espirituais, conhecidos em muitas culturas, chamados de Anjos da Guarda pelo cristianismo, e Lwa Guardião no Vodu…
Associados a uma pessoa no dia de seu nascimento, e com ela permanece ate o fim de seus dias – pois ao nascer, o Sangue, percursos da Vida, é esquentado pelo Anjo da Guarda, e no momento da morte, ele, o Pequeno Bom Anjo, se afasta, então o corpo morre.
No Vodu Haitiano, ele é o Met Tet, o mestre da cabeça… no Candomblé, ele é o “Santo da Cabeça” – um ser espiritual que coexiste com a pessoa – e todos os seres do mundo, que respiram, possuem um Lwa Guardião…
Todos os Lwas Guardiões, possuem um nome, e ele se apresenta ao seu dono, através de sonhos, através de mensagens que apenas o seu dono pode decifrar… é um contato muito intimo.
O Nome do Lwa Guardião, não deve ser informado a qualquer pessoa que pergunte… como acontece normalmente, quando alguém diz “Qual seu santo de Cabeça…” pois o Lwa Guardião, esta totalmente vinculado a cabeça… é um ser intimo, que como na oração da infância, “Cuida, Guarda, Governa e Ilumina…” a quem ele serve.
Mambos e Hougans – os Sacerdotes do Vodu – Também possuem habilidades para adivinhar o nome, bem como fortalece-lo, através de um ritual, chamado “Lave Tet” – que seria basicamente traduzido para “Lavar a Cabeça”, o que para muitos praticantes de Vodu Haitiano, é considerado a iniciação – esse ritual dura cerca de três dias.
Para nós, é meio estranho imaginar que um Lwa Guardião, ou Anjo da Guarda, seja um Santo, ou Lwa, como: Ogoun, Freda, ou mesmo Orixás, como: Xango ou Oxalá… esses pequenos detalhes, são apresentados com grande diferença entre as religiões e culturas – justamente por serem culturas diferentes.
Embora o Vodu seja uma Religião Irmã do Candomblé, não são a mesma coisa, e pouco se parecem.
Nossas crenças de infância, sobre como fortalecer e manter a proteção espiritual de nosso Lwa Guardião, não muda por sabermos novos detalhes, tais detalhes apenas fortalecem…
Para fortalecer os laços com o Seu Anjo da Guarda, Ou Lwa Guardião… Acenda velas e ofereça para ele.
Com palavras do gênero: “Ofereço o Brilho dessas luzes, para o meu Anjo da Guarda”, ofereça também, cânticos que você deve entoar, rezas e orações, como o Pai Nosso e Ave Maria.
Caso você queira oferecer outras coisas, existem uma série de oferendas que a eles são feitos, e que você absorvera também, pois ele esta ligado a você.
Quando você adoece, seu Lwa Guardião Adoece também, e quando você esta forte, ele também fica forte – seu vinculo com ele, é de sangue…
Então oferecer boas velas, bons óleos, bons bolos, vinhos, leite, azeite… servirá para te fortalecer espiritualmente também.
Fato ou crença? Para nós… Fato Puro.
Cor de Velas conforme os Signos:
Aries: Branca
Touro: Vermelha
Gêmeos: Azul Claro
Câncer: Verde
Leão: Verde
Virgem: Dourado
Libra: Preta
Escorpião: Preta
Sagitário: Verde
Capricórnio: Preta
Aquários: Azul
Peixes: Rosa