POR QUE pessoas BRANCAS não PODEM Comercializar ou ENSINAR HOODOO no Brasil

Eu queria ter essa conversa a algum tempo, acho que as coisas se encaminham sabe? já falei sobre esse assunto algumas vezes, mas vou pegar uma conversa para direcionar o assunto, acho que assim fica mais fácil para compreender…

No Sábado, em vista que hoje já é segunda-feira – Uma amiga me mandou esses prints… mas meu fim de semana foi muito corrido para eu dar atenção, então parei agora para ver isso.

E esse aqui para complementar:

 

Com base nessas duas postagens, iremos ver uma série de coisas, então preciso que você preste muita atenção – tudo o que eu pude eu traduzi, o que era muito longo coloquei link (mas é inglês – eu levaria muito tempo traduzindo tudo, e como falei no inicio, eu ando muito atarefado ultimamente… então desde já por isso, desculpas – ainda sim, escrevi da forma mais intimista possível, e tentei explicar da forma mais fácil de entender, ainda sim, ficou longo…).

POR QUE que pessoas BRANCAS não PODEM Comercializar ou ENSINAR HOODOO no Brasil

A primeira resposta veio exatamente do Grupo de Hoodoo -Conjure – Rootworker e Vodu que eu Administro no Facebook…

Lá eu coloquei a seguinte postagem:

Então essa foi uma das respostas

Desde quando comecei a trazer conteúdo para o Brasil, sobre o Hoodoo… sempre levei muito em consideração isso: NOSSO SANGUE, sempre acreditei que temos um sangue muito miscigenado – não posso AFIRMAR QUE NOSSO SANGUE é IGUAL, mas não posso NEGAR que nosso sangue tem sim similaridades… tem muitas, mesmo.

A COR da pele é só um DETALHE a mais – ainda sim, uma PESSOA BRANCA nunca vai saber como é a VIVENCIA de uma PESSOA PRETA….

Sempre FALEI e sempre DEFENDI que todos podem APRENDER HOODOO, eu mesmo ensino HOODOO por acreditar nisso.
Eu acredito tanto nisso que não faço acepção de pessoas quando crio turmas onde ensino HOODOO, nem muito menos quando faço um evento ou algo parecido.

O que nos faz voltar a conversa inicial, vamos isolar a conversa por partes, para que eu possa mostrar “O que acontece de falo aqui no MUNDO DO HOODOO, onde Habita Kefron Primeiro”.

PARTE 1 (lembrei do Jack… kkk acho que todos lembram…).

Vamos por parte pra facilidade a tua compreensão, vou falar da forma mais simples possível, vou tentar ser o mais didático possível.

A pessoa, ENTENDE QUE ELA PODE PRATICAR, o que ela questiona é COMERCIALIZAR…

Veja, NÃO é o suficiente? Você pode aprender o HOODOO e aplicar ele na sua vida? Não é o suficiente você usar ISSO para melhorar a sua vida?
Você já não ACHA QUE TA GANHANDO MUITO, só de ter a oportunidade de PODER USAR?

NA AMERICA os NEGROS SE UNEM para que o HOODOO não seja usado por pessoas BRANCAS.

E isso não é de HOJE, é sempre… sempre foi assim… mas aqui no BRASIL, eu DEFENDO QUE VC USE, eu como pessoa NEGRA dou liberdade para você aprender e usar…

POR QUE você quer comercializar?

(e se você me disser: “eu não quero”, porque você tocou nesse assunto? – se pergunte essas coisas, e se responda essas coisas… porque você tem magoa, porque isso te ofende, ache a resposta para essas coisas).

A UMA SEMANA ATRÁS o Blog “My Kemetic Dreams” Postou esse texto… o TITULO DIZ: O HOODOO NÃO É PARA TODOS.

O titulo tá em inglês porque o Hoodoo não é nosso… o Hoodoo é Folclore de pessoas Negras, AFRO-AMERICANAS.

Mas o texto diz o seguinte (vou traduzir pra você, porque quero te dar tudo mastigadinho…).

“Hoodoo é Baseado na diáspora Africana, e como tal, deve ser praticado apenas por pessoas que vem da África (ou seja, negros…).
O Trabalho foi desenvolvido para nos proteger e nos curar de traumas da escravidão.
Podemos ver isso nas raízes usadas para promover uma viagem segura; e nos trabalho de contenção, para proteger uma casa contra violência física; para ganhar um processo judicial ou para ser esquecidos pela lei.
A AMERICA tem sido perigosa para os negros, desde que fomos trazidos para cá, o Hoodoo é uma forma de NOS proteger.
É 2020 e essas trabalhos continuam incrivelmente relevantes.
Para Praticar o HOODOO, você precisa ser capaz de SE ENVOLVER com SUA HISTORIA.
Por mais que seja doloroso ouvir, os BRANCOS não podem praticar o HOODOO porque VOCÊ NÃO PODE CONVOCAR OS ANCESTRAIS dos opressores do povo africano para se empenharem (se engajarem) nas tradições magicas africanas.”

Ou seja, não é porque NÃO QUERO… não é porque VOCÊ QUER, é porque isso é algo muito mais antigo que você e eu.

Você provavelmente entende sobre “Egregora”, você deve esta familiarizado com isso… a CHAVE é a NOSSA COR, é a COR da terra dos nossos ancestrais, MARCADOS em cada um de nós, NEGROS.

Não tem como a GENTE DAR ISSO a você – pessoa BRANCA – a gente nasce com ISSO, nossa benção, e nossa maldição… (cada um tem a sua…).

O Hoodoo não é sobre a sua vida, não é sobre sua NARRATIVA (não é sobre sua historia).

Só um homem negro, sabe como é ser OLHADO DIFERENTE por conta da sua COR DE PELE… você pode dizer que tem SANGUE NEGRO, pode dizer que tem ANCESTRAIS… mas as pessoas que oprimem o HOMEM, a mulher e a criança negra, OLHAM PARA NOSSA COR DE PELE.

E é sobre isso que uma pessoa BRANCA nunca vai entender.

Vamos PEGAR AGORA o COMENTARIO.

Só quem é DE FORA DO HOODOO ou muito desatento, comentaria uma coisa dessas… quem conhece a historia do HOODOO, e que esta inserido nessa cultura, SABE que ‘tudo no HOODOO’ a gente tenta resolver ENTRE A GENTE sem barraco, sem escândalos… isso dae é DESDE lá de fora, até aqui dentro do HOODOO no BRASIL… (um exemplo disso é: quantas brigas sobre HOODOO se vê por ai, abertas, escancaradas? Nenhuma né? A gente é FAMILIA a gente resolve tudo entre a gente…).

Mas vou te dar um pouco de aula de Historia do Hoodoo (vou resumir um pouco porque é muito longa é já até fiquei entediado só de pensar…)

O ANO era 2013…

Cat Yronwood, escreveu uma carta ABERTA onde ela chama de “FAKE” várias pessoas que fazem parte do VOODOO de Nova Orleans. (ou seja, várias autoridades do Hoodoo).

Para quem não sabe, Cat Yronwood, é a mulher que mais garimpou assuntos sobre HOODOO no mundo – e dona de uma das maiores lojas de Hoodoo da Atualidade.

Ela se APROPRIOU de vários TEXTOS, livros e outros que pertenciam ao povo negro.

Exemplo disso é aquele livro “Black and White Magic” creditado a Marie Laveau, ou seja, ela pegou as coisas usou as coisas e dae pronto, ficou por isso.

Naquele CARTA, ela deixa bem CLARO que NÃO só A DENISE, mas outras pessoas eram fraudes e um monte de coisas…

DENISE ALVARADO é uma mambo do Voodoo, uma rainha do Voodoo, bem como uma Rainha do Conjure…

Ela escreveu uma carta para a CAT e disse que isso que ela estava fazendo era erradíssimo, como pode uma pessoa fazer uma coisa dessas…

VEJA, a questão de ser uma pessoa BRANCA foi colocada em VOGA AQUI, então é importante de dizer que sim, CAT YRONWOOD é uma mulher BRANCA, de origem JUDIA.

Denise Alvarado, nasceu e cresceu (bem como, vive em Nova Orleans) é de ascendência Indigena, é praticante de VOODOO de NOVA ORLENAS, e assim… Nova Orleans é o BERÇO DO HOODOO e também do Voodoo…

Os TRES PILARES DO HOODOO é:

– A sabedoria dos Indígenas sobre CURA,

– Os Grimorios vendidos em casas de VELAS

– A PRATICA DO VODU HAITIANO que os cativos levaram a nova ORLEANS…

O que a CAT tem desses três? Nada… o que a DENISE tem? Acho que tudo, ela nasceu lá dentro da fonte…

E SABE porque o BRANCO não pode comercializar?

Porque quando a GENTE DA esse espaço para ele, ele acha que PRECISAMOS DA VALIDAÇÃO DELE.

CAT disse que a DENISE tinha que PROVAR que VOODOO era uma religião boa.

Enfim é uma PICUINHA TÃO GRANDE, mais tão grande, e não vou perder meu tempo contando ela aqui apenas para o divertimento de gente que nem faz parte do HOODOO de fato, mas vou deixar 2 links (em inglês, para vocês lerem tintim por tintim…)

LINK para você conferir a HISTORIA– https://conjureart.blogspot.com/2013/10/open-letter-to-cat-yronwode-and-lucky.html

OU SEJA,

São pioneiras, mas até essas que são pioneiras TEM SEUS POSICIONAMENTOS, sobre uma COMERCIALIZAR produtos e a outra NÃO.

Por isso é importante ESTUDAR e o principal, respeitar o LUGAR DE FALA (é o seu lugar de fala? – veja, eu não estou brigando com ninguém, é uma pergunta sincera, de uma pessoa a outra… é seu lugar?)

PARTE 2

Vou para a segunda parte do comentário…

Eu como pessoa – também conheci um monte de gente, bacana, integra, conheci gente de todos os tipos. Conheci até gente que se fingia de boa, gente que se dizia Hougan, que dizia que era Grega, que vendia até CURSO de VOODOO…

Sabe o que eu fiz? Usei os velhos métodos do Hoodoo de “CONVERSA DIPLOMÁTICA”, fui na pessoa e falei: “cara para com isso, isso que você esta fazendo não é certo”, ela era integra, decente e tals – mas era tudo fingimento…

Finalizou que a casa dela caiu, todo mundo descobriu que ela mentia mais que respirava… quantas pessoas aquele homem não enganou? Quantas pessoas não depositaram nele as suas fés, a sua crença… e o seu dinheiro.

Muitas pessoas acharam que eu estava errado, porque o homem posava de bom moço… então, não me leve a mal… CERTO é certo, se a pessoa não é CORRETA é importante ser dito.

ISSO NÃO TEM A VER COM INVEJA, NEM COM CONCORRÊNCIA… experimenta, coloca de lado todo esse sentimentalismo e começa a analisar as coisas como elas devem ser analisadas.

Esse comentário eu achei muito interessante porque ele dizia “Espirito da coisa” – espero que com todo esse texto, a pessoa ”pegue o espirito da coisa”.

Vocês pessoas Brancas, gozam de uma coisa chamada “Zona de Conforto”, todo lugar é confortável para vocês, e todo mundo é amigo de vocês… e quando a pessoa diz “não” para vocês, ai mano… o céu se torna um inferno – é por isso que estamos aqui, porque alguém disse: “você não pode vender produto do Hoodoo”.

Veja, você pode vender produto do que tu quiser, não estamos aqui porque você não pode vender produtos dos Nórdicos, ou dos Celtas, ou dos Australianos, estamos aqui porque você quer vender algo DA MINHA CULTURA, não da sua ou de qualquer outro povo, e não estou aqui defendendo que VOCÊ NÃO PODE VENDER coisas que qualquer outra cultura, por mim você pode fazer o que você quiser, você só não pode se APROPRIAR DA MINHA CULTURA, da minha narrativa, da minha historia…

Nesse ponto, eu volto naquela parte lá de cima que te perguntei “o que mais você quer?” – porque se for A PARTE DA MINHA CULTURA que você não pode ter, ai vai ser complicado, porque nem eu, nem qualquer outro NEGRO vai te dar isso… é a mesma coisa que deixar você dizer que A MINHA VÓ é tua, e deixar tu contar as aventuras dela como se tu conhecesse ela, tu não conhece.

PARTE 3

Aqui vou usar o final do POST, porque ele é muito importante… talvez ele seja a parte mais importante do POST todo…

Na AMERICA CONJURE (todo o espaço da AMERICA do NORTE) os NEGROS levam bem pouco em consideração o serviço da galera BRANCA.

Falo isso porque estou aqui a bastante tempo para entender como esse mundo funciona.

HOODOO não é só “Magia Popular”, Hoodoo é MAGIA POPULAR “AFRO-AMERICANA”.

Vamos voltar no TEMPO…

Harry Hyatt foi um pastor Angliquicano, que entre 1936 e 1940, viajou pelo Alabama, Arkansas, Flórida, Geórgia, Illinois, Louisiana, Maryland, Mississippi, Carolina do Norte, Carolina do Sul , Tennessee e Virgínia.

Ele escreveu 5 livros de Feitiços, crenças, folclore… foi mais ou menos 13 mil entradas. Algo em torno de 4766 paginas (que da mais ou menos 9 resmas de papel a4).

Ele entrevistou cerca de 1600 pessoas, entre eles tinha CONJURES, Hoodoozeiros, Raizeiros… e todos, exceto 1, eram afro-americanos (1 era indígena).

MAIS uma vez, NÃO LEVE A MAL, mas isso não é sobre vocês, não é sobre a vida de vocês, não é sobre a narrativa de vocês (pessoas Brancas)…

Quer APRENDER HOODOO, e sei lá… usar no seu “Culto Domestico aos Seus Antepassados”, use…

Aprenda com uma pessoa NEGRA, compre de pessoas NEGRAS, VALORIZE essas pessoas… devolvam a elas o que delas foi tomado, porque é sobre espiritualidade né? (tudo isso?) então espiritualmente falando, tudo o que você oferece de bom, você atrai… tudo o que você pensa, irradia, você atrái… se você investe em uma pessoa e ela melhorar um pouco a vida dela, sua vida também melhora.

Na historia não houve nenhum momento onde o homem BRANCO adorava os antepassados dele, só quando ele ABSORVIA (tomava, roubava) A CULTURA DE OUTRO POVO, então você me dizer que esta cultuando seus antepassados, é legal, eu acho isso maravilhoso… eu realmente faço uma pausa para admirar isso, e admiro mesmo.

FAÇA ISSO, aprenda o HOODOO e USE… se ele funciona para você, use…

MAS não queira ensinar, não queira VENDER ALGO QUE não é sobre você. Vocês pessoas brancas, já tiraram tudo o que podia das pessoas NEGRAS…

Se os negros podem trabalhar com isso, com o HOODOO – sendo elas conjures, ROOTWORKER, deixe esse espaço para elas… você não se envergonha? – essa é uma pergunta séria, não sente nada de incomodo?

SE VOCÊ não se incomodo nenhuma, TEM ALGO DE MUITO ERRADO COM você.

Olha pros lados, quantas culturas você vê? quantas falam sobre pessoas Brancas? abraça uma e seja feliz…
Nunca vi fotos de pessoas negras fazendo rituais quando digito “Bruxaria tradicional” no Google, sempre é pessoas Brancas… sabe porque? privilegio anjo; Sabe porque ao digitar “Hoodoo” aparece muitos negros? porque isso sempre foi nosso, aqui vocês são os visitantes, se comportem – sejam pessoas educadas na casa alheia, se estão dizendo “Você não pode” entenda não tomo um ATAQUE, entenda como um “Indicativo” – nem tudo é ataque.

POR FIM…

No ANO DE 2018

Titulo 1: Se você estiver falando serio, sobre Aprender Hoodoo AUTENTICO

(ou seja, Hoodoo não se aprende com gente BRANCA, se aprende com gente NEGRA…) olha o numero de replicas que esse post teve… 433…

Titulo 2: Magia (de pessoa) Negra: Bruxas Hoodoo falam sobre a apropriação de seu ofício.

(APROPRIAÇÃO CULTURAL até hoje a gente não consegue FALAR sem dar brigas…)

—-

Todo esse texto aqui, até agora fala sobre NÃO NORMALIZAR a apropriação cultural.

E se você se questionar “SERIO que ele perdeu o tempo dele fazendo isso?” – sim… perdi meu tempo porque eu realmente LEVO ISSO MUITO A SERIO, a gente tá falando sobre a minha CULTURA.

VAMOS ver o que alguns desses LINKS falam… (a baixo da figura traduzi todos os titulos para você)

Algumas questões para a galera do Hoodoo

NO texto a cima.

“… vocês confiam e/ou reconhecem os rootworkers brancos e aqueles que se condicionam a serem praticantes de hoodoo?
Estou realmente mergulhando em hoodoo e estou sendo cautelosa com as informações que recebo.
Considerando as origens de hoodoo, sou mais do que um pouco cético em relação aos brancos de certa forma.”

——

RESPOSTA

“Assim como os negros, e os de outras raças usam ferramentas de outras culturas ou grupos aos quais não pertencem, acho que os brancos podem usar ferramentas do hoodoo (óleos e outras coisas), mas isso é USO. NUNCA se chame de conjure ou rootworker se você não tiver o sangue. Hoodoo é complicado porque até mesmo alguns negros dizem que está aberta (a egregora) e ok. Para mim não esta.
O material deles funciona? Sim, Provavelmente. Eu simplesmente não iria querer isso” (experimentar, usar – um produto de uma pessoa branca).

——

“Eu confio nos rootworkers brancos como confio nos ginecologistas do sexo masculino. Eu não (confio).”

Ou SEJA um homem não tem UTERO, ele não sabe como é ter um útero… um BRANCO não sabe como é ser NEGRO, ele não tem a vivencia de ser um negro…

——

“Eu não confiaria neles, não porque sejam brancos, mas porque não são negros.

Pela mesma razão, que se eu quisesse me familiarizar com o hindu, procuraria um professor indiano.”

——

“Em suma, não. Embora não haja requisitos “ancestrais” para o hoodoo, existem componentes culturais que nenhuma pessoa branca poderia entender verdadeiramente. Essa falta de conexão cultural com “hoodoo ou raizes” teria um impacto definitivo no trabalho, na minha opinião.

ETA: um bom exemplo são os trabalhadores brancos que tentam usar La Madama em seu “hoodoo”… Estou olhando para vocês Star Casas… isso seria totalmente ridículo se não fosse tão insultuoso.

O que faz qualquer pessoa branca pensar que o espírito de uma prostituta que foi forçada a ignorar sua própria família na vida para cuidar dos brancos e deles SEMPRE iria querer ajudar seus opressores, agora que ela é uma ancestral. Isso me leva ao ponto número dois, Black Hawk, La Madama, esses são espíritos ancestrais às vezes empregados em hoodoo às vezes não. Nenhum desses espíritos vai ajudar uma pessoa branca e eles só podem prejudicá-la.”

Pra mim esse ultimo comentário é muito importante, não só importante significativo.

——

PARA VOCÊ fixar

o que de fato tá acontecendo no mundo, selecionei alguns textos para você, de SITES diversos, não especializados, para você ver QUE O LANCE NÃO SOU EU… É TODO MUNDO…

E VOCÊS pessoas BRANCAS precisam entender isso.

1 – Titulo:

“Por que alguns jovens cristãos negros estão praticando o hoodoo”

As práticas religiosas ancestrais (da época) da diáspora africana foram forçadas à clandestinidade pela Igreja (de pessoas) Branca.

https://www.christiancentury.org/article/features/why-some-young-black-christians-are-practicing-hoodoo

—–

2 – Titulo: (Meu olha o site, NBC)

“’Estamos resgatando essas tradições’: Mulheres negras abraçam o reino espiritual”

Há um fascínio revivido pela bruxaria e pelo ocultismo. Para as mulheres negras, o apelo do misticismo é sobre o empoderamento e a ocupação de espaço em um mundo que muitas vezes as marginalizaram.

https://www.nbcnews.com/news/nbcblk/we-re-reclaiming-these-traditions-black-women-embrace-spiritual-realm-n1245488

—–

3 – Titulo: (esse é muito popular, você já deve ter visto).

“Magia (de Pessoas) Negra: Bruxas Hoodoo falam sobre a apropriação de seu ofício”

Conversamos com os modernos praticantes do Hoodoo sobre apropriação cultural na feitiçaria e como manter viva a magia popular dos escravos afro-americanos.

https://www.vice.com/en/article/qkg93m/black-magic-talking-with-hoodoo-witches

AGORA acabou…

Espero que todo esse texto te faça pelo menos compreender “do que gente branca não poder ENSINAR, COMERCIALIZAR” produtos do Hoodoo…

Isso não tem a ver comigo ou com você, é muito mais profundo.

Espero que você tenha pelo menos gostado da Aula de Historia sobre o Hoodoo – pelo menos sobre esse lado Obscuro que foge aos “Honey Jar” e aos “Mojos”… (porque até se eu pegar um pé de galinha e jogar para qualquer pessoa de fora que briga, pelo Hoodoo, dizendo que é “uma de suas praticas”, mas que não CONHECE NADA DA HISTORIA, e disser: “Vai lá, faz um juju”… ela não vai saber fazer… então antes de apontar o dedo e dizer: “Concorrência” OU MESMO “medo”, nem precisa terminar sua fala… estuda, porque assim você pode discutir com argumentos sólidos.).

Eu poderia alongar muito mais esse texto, falando sobre: PRECONCEITO, racismo, e muito mais sobre apropriação cultural, mas ele já estava muito longo, então decidi só focar de fato no que estava nas postagens e tentar esclarecer as coisas – e não, não levei nada para o lado pessoal, porque me coloco muito no lugar das pessoas, e gosto muito de saber o que elas pensam.

Com carinho (não veja isso como uma briga… veja isso como um esclarecimento, como uma aula de Hoodoo, sobre coisas que não costumam ser ditas…).

Por: Kefron Primeiro.

Comentários bem-vindos, odiadores, não percam tempo.

Veja também

Protegido: Curso Rápido de Direcionamento para Conjures e Rootworkers

Não há resumo por ser um post protegido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.