Nota: esse texto deveria ter nascido a algum tempo atrás, já estava pensando em escrever ele tem alguns meses, mas talvez não era a hora.
Então esse texto é para todos os Conjures e Rootworker que trabalham com cura ou precisam de proteção espiritual por conta de seus dons de cura.
Saco dos espíritos… ou Saco Medicinal.
A medicina Indígena influenciou totalmente as praticas Hoodoo, inclusive, não existiria Hoodoo sem os indígenas.
Mas é um pouco complicado falar de medicina indígena, porque o entendimento “médico” deles, é totalmente diferente do nosso. Medicina para os indígenas, antigamente tinha haver com mistérios, coisas do mundo dos espíritos, coisa magica e sobrenatural.
Não irei falar sobre o que é medicina para nós, até porque medicina (a termo) é algo nosso, coisa de gente branca, então cabe a nós saber.
Os Sacos Medicinais, são muito parecidos com os Sacos Mojo e também muito parecidos com os Gris Gris, mas existem algumas pequenas diferenças, elas seriam:
– um mojo carrega uma alma, uma alma que irá trabalhar para um proposito, uma alma que precisa ser fortalecida, alimentada…
– um gris gris é um saco que contem uma intenção, ele age como um imã para o tipo de intenção que ele carrega, então se for um gris gris de cura, ele irá atrair cura… se for um gris gris para afastar pobreza, ele irá afastar a pobreza.
– um saco medicinal, é um saco contendo vários objetos de cunho espiritual para obtenção de algo, em momentos variados.
Mais a maior diferença do Saco Medicinal, para o Saco Mojo e Gris Gris é: O saco mojo e o gris gris, não pode ser abertos depois de prontos, depois que eles são fechados, ele só serão abertos quando for preciso desfaze-los (desfazer se não tiver mais necessidade – eu por exemplo tenho aqui em casa alguns gris gris que utilizo, são pessoais, sempre os deixo pendurados juntos a um quadro de Marie Laveau, nossa antepassada espiritual que era uma excelente fabricante de Gris Gris…).
Então assim, os mojos e os gris gris não podem ser abertos depois de prontos, o Saco Medicinal pode.
Pode-se abrir o Saco Medicinal por uma simples questão: ele carrega dentro dele vários objetos de cura, alivio, aconselhamento… então quando você precisar de uma energia extra, você provavelmente pegará essa energia de algum objeto que esta dentro do seu saco medicinal – por exemplo: de uma pedra.
Então se você estiver se sentindo sugado, cansado, triste… basta pegar aquela pedra que você guarda dentro do seu saco medicinal, segurar entrar as mãos e pedir que o espirito que vive na pedra posso renovar suas energias.
Você também pode usar o saco medicinal como “ancora” de poder, dele fluirá o poder de cura que você precisa, para curar outras pessoas. O poder apenas passará por ele, ele será uma ancora, uma porta, um ponto de ligação, entre você e o mundo espiritual.
Você pode ter vários sacos medicinais, pois neles devem conter (geralmente) objetos únicos, não como os gris gris e mojos, que tem varias ervas misturadas dentro… o objetivo do saco medicinal, é carregar objetos que podem vir a te conferir poder no momento e hora certa. Você ainda pode carregar todos os seus sacos medicinais dentro de um saco medicinal maior.
Como conjure, você deve esta o tempo todo em conexão com as almas dos objetos que vivem dentro do seu saco medicinal.
Nele pode conter todos os tipos de objetos que você acredita possuir poder, desde fotos a dentes de animais…
Você deve carregar seu Saco Medicinal com você, em sua bolsa, bolso, em volta do pescoço… não é necessário fazer um saco grande, contendo um mundo de coisas, basta fazer um saco pequeno, que caiba o necessário – então coloque ele dentro de outro maior, junto com outros possíveis sacos medicinais que você tiver.
Tradicionalmente, um Mojo ou Gris Gris, contém sempre números impares de objetos (cúrios, ervas, raízes…), o Saco Medicinal pode conter quantos objetos (medicinas) você achar necessário.
Agora se você quiser seguir a tradição indígena de respeito aos números, eles veem assim: o numero 4 é sagrado, pois ele representa as quatro direções do mundo: Leste, Sul, Oeste e Norte. Eles também levam em consideração o numero 7: esta associado a todos os caminhos: Leste, Sul, Oeste, Norte, o eu interior, o grande espirito que vive no céu e o grande espirito mãe da terra. O numero 21 também é importante, ele é a soma dos sete vezes o três (ir, voltar e ir…) e 28 também, que é quatro vezes o numero sete. (o poder dos 7 caminhos potencializados).
Para fazer um Saco Medicinal
É necessário ter elementos de todos os reinos: animal, vegetal, mineral e humano…
Escolha os objetos do seu saco medicinal pelo simbolismo que ele irá ter, ou como ele te influencia espiritualmente.
Caso você precise de proteção e sinta insegurança as vezes, tenha em seu Saco Medicinal, um dente de cachorro ou dente de lobo. Então quando for necessário, abra seu saco medicinal, pegue o dente, segure entre suas mãos e peça ao espirito que esta ligado ao dente, que te proteja, que te guarde…
Para escolher as ervas, os cúrios e os minerais do seu saco medicinal, eu aconselho a leitura do livro “Rootwork: ervas, pedras, raízes, e cúrios do Hoodoo” nele você irá encontrar informações sobre muitos outros itens peculiares de nossas crenças… e claro, ir andar na natureza, as medicinais irão aparecer pra você, e elas serão as coisas mais simples que você imaginar: moedas, galhos, pedras, terra…
É necessário haver uma ligação entre você e a medicina que você encontrar, não pegue qualquer coisa apenas por pegar… crie um vinculo, um laço…
Caso você queira o livro Rootwork, você pode esta adquirido no clube de autores:
Ou comigo, através do email: conjurebr@icloud.com
Fico por aqui, que possa os deuses encher tua vida de benção e maldição.
Kefron Primeiro.