segunda-feira , 9 dezembro 2019
Home / Vodu / Voodoo Dominicano ou “Las 21 Divisiones”

Voodoo Dominicano ou “Las 21 Divisiones”

Estive procurando nos últimos tempos, alguma religião parecida com o Voodoo e que carregasse esse nome “Voodoo” e que não tivesse fortes ligações com o Cristianismo… mas cada vez que faço buscas, ou procuro pessoas que estão dentro dessas religiões, tradições… mais e mais, fica evidente o quanto o Cristianismo – mais precisamente o Catolicismo – esta integrado a essas, de uma forma muito intrínseca.

Sabemos que Voodoo de Nova Orleans, é a mistura do Cristianismo Espanhol, um pouco do Cristianismo francês, Vodu do Haiti e um pouco da Tradição cultural e religiosa da África…

Sabemos que o Vodu do Haiti é a mistura da Tradição cultural e religiosa da África e o Cristianismo Frances…

Mas e o Voodoo Dominicano? O que é…

Entrei em contato com um Hougan dessa tradição dias atrás, queria alguns esclarecimentos, enviei algumas perguntas que norteariam a criação desse texto… seu nome é Hector, ele é Hougan de Voodoo Dominicano.

O Vodu Dominicano, não é muito diferente do Vodu do Haiti, mas possui muitas características próprias e singulares.

Também é chamado de “Las 21 Divisiones”, tem como base o Deus supremo Papa Bon Dye, que criou os Luases (que seriam como os Loas do Vodu Haitiano), e o culto a esses Luases são bem característicos porque eles fazem uma sincretizarão com santos católicos bem nua e crua… existe ao todo, 21 grupos de espíritos, e cada grupo é chefiado por um “Luase”.

Cada Luase, possui seu próprio grupos de mitos, crenças e afins…
São Elias, que sincretizado com Baron del Cemiterio, e sua esposa Baronesa Brigitti, foram os primeiros homem e mulher a serem enterrados em território sagrado (abençoado pela igreja…), eles são a personificação da morte e fertilidade, seu dia de culto é na segunda-feira.

Alta – Foto: Hougan Hector

Cada Luase, espirito… é sincretizado com um Santo Católico, São Miguel, é chamado de Belié Becan; Ogun Balenyo, se apresenta como São Tiago, e Ogun Bandagri, seria São Jorge…

Assim como o Vodu do Haiti, e o Voodoo de Nova Orleans, a pratica e o culto do Voodoo Dominicano, também é muito simples, talvez o mais simples de todos os três. O real praticante, que tiver interesse, irá cultuar alguns Santos, fazer oferendas e pedir por resoluções de problemas – as divindades existem para auxiliar as pessoas durante suas vidas, para que esses tenham mais felicidade em vida, e durante suas evoluções espirituais.

Ao contrário do Voodoo de Nova Orleans, e do Vodu do Haiti, o Voodoo Dominicano é o mais cristão dos três. Todos os praticantes dessa religião se denominam praticantes do cristianismo, e devotos da fé Católica.

Ainda sim, essa pratica empresta várias nuances de outras religiões, ou expressões religiosas…

Apoiada e com fortes vínculos xamanicos que vem de povos indígenas, e com grande pegada kardecista, o que diferencia e muito do Voodoo de Nova Orleans e Vodu Haitiano – tornando essa religião algo simplesmente fantástico.

A questão de iniciação e outras praticas formais, são bem menos rigidas do que em Voodoo de Nova Orleans e Vodu do Haiti – o praticante não é encorajado a ser iniciado, ele pratica sendo parte do grupo desde o inicio.

Para saber mais sobre o Voodoo Dominicano, indico o site do Hougan Hector http://las21divisiones.com/

E para falar com o mesmo sobre tal religião, segue o link do facebook: https://www.facebook.com/houngan.hector

Embora esse texto seja curtinho, ele irá esclarecer o que é o Voodoo Dominicano, o nosso interesse, com o site Brasil Conjure, é oferecer informações VERDADEIRAS sobre o Voodoo (seja em qual ramificação for), para que o praticante SÉRIO, não seja levado ao erro.

Acreditamos que só existe uma forma de combater a ignorância, a cegueira espiritual, a ganancia e a soberba do espirito, que é através da informação.

Que possa Deus em sua grandeza, te guiar por bons caminhos.

Kefron Primeiro

Veja também

Quer Saber seu Loa?

Vamos começar um processo de identificação por características… nesse momento é importante que você seja …

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.